sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Reiki e crianças - uma combinação adorável!


As crianças lidam com o Reiki de uma forma muito natural.

Nossos pequenos são naturalmente mais aberto que nós, adultos, à energia de cura - seus chakras ainda não estão completamente formados e estão abertos a todas as energias do ambiente. Quem convive com crianças sabe como elas são sensíveis a tudo o que acontece ao seu redor....coisas ditas ou não ditas, elas sentem tudo! E é essa sensibilidade extrema que faz com elas percebam mais a sutileza da energia Reiki  - e o recebam com mais intensidade também. Uma breve sessão de Reiki numa criança traz um resultado muito mais intenso do que o mesmo tempo aplicado em um adulto. Desta maneira, tratar os pequenos com Reiki é extremamente eficaz.

No dia a dia uma boa opção para aplicar Reiki nas crianças é quando estão dormindo ou quando as colocamos na cama para dormir - em geral elas gostam muito dessa ajuda extra para pegar no sono! Durante as horas de atividade é improvável que elas consigam ficar quietas tempo suficiente para uma aplicação, mas na horinha em que precisam relaxar para dormir, o Reiki é em geral muito bem recebido. Em crianças menores e muito inquietas, que também não aceitam neste momento, podemos aplicar com a criança já dormindo.



Quando estão doentinhas e prostradas, aceitam o Reiki com muita alegria, muitas vezes elas mesmas pedem Reiki quando não se sentem bem.

Em resumo: ser reikiano quando temos uma criança para cuidar é uma super mão na roda! Muitas pequenos incômodos na criança podem ser tratados com Reiki, evitando que tais ocorrências evoluam para coisas mais graves que requerem intervenção médica. Ao menor sinal de que algo não vai bem com a sua criança, aplique Reiki, e você aumentará a chance dela se recuperar sem nenhum tipo de remédio ou outras intervenções. Lembrando que o Reiki também atua nos níveis emocional, mental e espiritual, e ajuda a confortar e estabilizar uma criança que esteja passando por desafios em sua vida ou esteja de alguma forma desestabilizada emocionalmente.

Além disso, as crianças podem ser também iniciadas em Reiki. Claro que elas não terão lá uma grande paciência de ficar aplicando Reiki constantemente. Mas crescer sabendo que se tem um poder de cura nas mãos, saber que podem fazer alguma coisa quando não se sentem bem ou quando alguém perto não se sente bem....é muito empoderador! Cabe aos adultos ao redor delas estimula-las a incluir o Reiki no seu dia a dia. Entretanto, algumas crianças nos surpreendem por levar o Reiki muito a sério, e muitas vezes elas é que estimulam os adultos ao seu redor a praticar!



Quando uma criança pode ser iniciada? À partir dos 6 meses de idade! Se você estiver se perguntando por que um bebê deveria ser iniciado, a resposta é: a iniciação é também um processo de cura em si. Lembrem-se, a energia de cura de uma iniciação vale por muitas sessões de Reiki ao mesmo tempo. Eu particularmente só recomendo a iniciação de bebês se eles estiverem seriamente doentes e precisando desta força extra. Fora isso, prefiro iniciar crianças já numa idade em que possam entender o que estão fazendo - e escolher se querem fazer ou não.

Seguem abaixo alguns relatos de experiencias de Reiki em crianças. Tem alguma história para nos contar? Deixe seu depoimento nos comentários!


Boa noite companheiros do reiki! Gostaria de compartilhar com vocês um pouco da minha alegria com a iniciação do meu pequeno Sami!

Desde o nascimento do meu bebe de 7 anos eu desejava que ele fosse iniciado, cada novo curso de iniciação no Reiki I eu insistia para que ele fizesse, mas ele nunca queria... No ultimo curso que houve na Casa Veritas, nem cogitei a possibilidade, mas para minha surpresa ele foi, creio eu, levado pelo entusiasmo de Thominhas, rsrsrsrs, foi lindo! Depois da iniciação, eu ,ansiosa, lembrava todo dia sem sucesso que ele deveria fazer reiki ao menos 5 minutos. Ate que relaxei... 


Este São João, ele fez sua primeira viagem sem os pais, e teve um pouco de febre e dor de barriga. Chegando de viagem fui busca-lo na casa da avo de criação, que logo me contou que ele deixou todo mundo curioso quando um dia depois do almoço, pediu para avó: Vóinha, a senhora marca seis minutos ai no relógio? Vou ali embaixo daquela arvore fazer um Reiki, porque não estou me sentindo bem... Enquanto isso vóinha distraia os outros pequenos pra ele ficar bem tranquilo embaixo da arvore com a mão na barriga... rsrs Depois disso ele aproveitou melhor o passeio.
Na semana seguinte, ele teve uma virose e a febre e diarreia foram controladas com bastante liquido, cama de mamãe e muito Reiki que ele fez todos os dias ate ficar bom!

Sandra Coeli Santos - Julho de 2013



Sami recebendo o seu certificado de Reiki I



                                              Sami e Thominhas no Curso de Reiki I

OBSERVAÇÕES: 

1) No momento em que escrevo este texto, Thomas já está com 12 anos e recentemente fez  o curso de Reiki II:





2) Em geral as crianças não assistem ao curso de Nivel I, mas chegam apenas na hora da iniciação, recebendo breve explicação sobre como aplicar. Dependendo da idade e da vontade, podem participar ou não da parte prática. O adulto que a acompanha fica encarregado de, no dia a dia, ir explicando a ela como fazer. 

Há também a possibilidade de fazer cursos especialmente direcionados às crianças. Eu já ministrei alguns e nosso grupo de Reiki conduziu um na Casa Veritas, tendo a parte pedagógica sido preparada especialmente para elas pela Sandra, mãe do Sami e a Diana. Infelizmente não tivemos gás de prosseguir com este projeto, de continuamente dar cursos direcionados às crianças - é uma proposta que está aberta para novos mestres que cheguem e estejam dispostos a abraçar esta causa!




3) O nivel II só pode ser feito por crianças com 12 anos ou mais - antes disso seus chakras ainda não estão preparados para a energia da segunda iniciação. Não há necessidade da criança assistir ao curso se não tiver paciência para tal, pode ir aprendendo com os adultos em sua casa, mas em geral nesta idade elas gostam de participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário